Av. Wenceslau Escobar, 3033 sobreloja 208 - Tristeza Porto Alegre - RS
Atendimento: 51 3084.0198

ENDODONTIA – CANAL

O Tratamento de Canal endodôntico é um procedimento através do qual a polpa é removida de um dente afetado, onde as canalizações danificadas ou mortas são seladas. A polpa encontra-se no interior do dente e é composta por vasos sanguíneos e nervos . Veja dúvidas mais frequentes dos pacientes:

 

O QUE É ENDODONTIA?

O tratamento endodôntico (canal) se resume numa completa eliminação do tecido pulpar (nervo) de dentro do canal radicular e posterior obturação. Ele pode ainda ser realizado em casos de traumatismos dentais, infecções ou por necessidades restauradoras. Tudo isso é feito rapidamente e sem dor e pode ser realizado em apenas uma consulta. O tratamento endodôntico já foi motivo de muito medo, atualmente, com técnicas modernas, novos aparelhos e tecnologias, ele se tornou uma simples intervenção odontológica.

 

É VERDADE QUE OS DENTES TRATADOS SÃO FRÁGEIS?

Depende do tamanho da cavidade ou da fratura. Um dente cariado muito provavelmente vai precisar de uma coroa após o tratamento, mas em alguns casos só precisa de um simples preenchimento.

 

O DENTE ESCURECE APÓS TRATAMENTO DE CANAL?

Se o dente é tratado rapidamente, não. Mas se demora para ser realizado o tratamento, pode ficar escuro e precisar de procedimento de clareamento dental.

 

APÓS O TRATAMENTO ENDODÔNTICO O DENTE VAI DOER?

Todo tratamento endodôntico (canal) provoca um pequeno desconforto após a sua realização, isto é normal. Este pequeno desconforto deverá passar em poucos dias e um simples analgésico irá resolver o problema. Em alguns casos os pacientes apresentam uma relativa ou grande dor pós operatória (segundo as mais recentes pesquisas, apenas 1 a 3% dos pacientes tratados). Nesse caso o paciente deve contatar imediatamente o dentista.