fbpx

Prótese Dentária

odontopediatria
Odontopediatria
23 de janeiro de 2020
Implante Dental
23 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Prótese Dentária

prótese dentária

A prótese dentária é a especialidade da odontologia responsável pela reposição de dentes ausentes ou de melhorar as já existentes, e podem incluir: próteses fixas, suportadas pelos dentes ou implantes; ou próteses removíveis, apoiada por mucosas, dentes ou implantes.

PRÓTESE DENTÁRIA FIXA LIVRE DE METAL OU CERÂMICA PURA:

Atualmente, com a grande procura por naturalidade no sorriso, temos o advento de usar as próteses de cerâmica pura. A durabilidade das coroas metalocerâmicas é incontestável, porém sua maior desvantagem é a aparência em áreas estéticas da boca.
O sombreamento ou a visualização do metal por transparência na margem gengival comprometem a estética, assim como os produtos de corrosão e as respostas alérgicas às ligas metálicas também são fatores que levam a optar pela escolha da cerâmica pura.
As próteses livres de metal são altamente resistentes, possuem coloração e translucidez natural, ausência de linhas escuras na gengiva, excelente compatibilidade com os tecidos bucais e menor condução de frio e calor aos tecidos e nervos em relação as metalocerâmicas.

PRÓTESE FIXA:

» Coroa: A coroa é uma cobertura em forma de dente, que é colocada sobre um dente existente ou um implante;
» Prótese fixa ou ponte fixa: A ponte é de 3 ou mais coroas unidas, utilizadas para substituir um ou mais dentes perdidos. Pode ser feita sobre raízes remanescentes ou sobre implantes.

PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL:

As dentaduras são substitutos de dentes em falta que são removidas para higienização. Elas tem a função de suporte labial, de ajuste de comprimento facial correto e reposição de dentes faltantes. Quanto mais anos se passarem da perda dos dentes, mais estrutura óssea e gengival é perdida, deixando a face com aspecto de “murcha”, daí a importância da correta aplicação da prótese para devolver a anatomia de dentes e a aparência facial correta.

As próteses são indicadas para:

» Substituir todos os dentes numa arcada;

» Reabilitar as funções mastigatórias, fonéticas e estéticas;

» Evitar o envelhecimento precoce dos tecidos faciais;

» Restaurar o sorriso e aumentar a autoestima.

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL:

É a que se baseia numa estrutura de metal, tipicamente uma liga de níquel-cromo, ancorada em dentes naturais, e com dentes em acrílico para substituir perda dos naturais faltantes.

PRÓTESE PROVISÓRIA REMOVÍVEL:

É utilizada quando os dentes remanescentes são extraídos e os tecidos ainda não estão cicatrizados. A cicatrização pode demorar meses, e durante esse tempo utiliza-se as provisórias para que o paciente não fique sem dentes.

Gostou da ideia? Então agende sua consulta com um de nossos especialistas. Clique aqui .