Já diziam as nossas avós que “a saúde começa pela boca” e essa afirmação tem se mostrado cada vez mais verdadeira. Conforme os dentistas afirmam, a boca é o local de entrada para bactérias e microorganismos. Por isso, ter bons hábitos de higiene bucal pode prevenir doenças.
De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11% da população nunca visitou um dentista. Dentre eles, 2,5 milhões são adolescentes, mais de 8 milhões são brasileiros com mais de 30 anos que já usam prótese dentária e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente.
Sabemos que o acesso dos brasileiros à saúde bucal nem sempre esteve ao alcance de todos, seja por uma questão cultural ou financeira. De qualquer forma, essa demora em buscar ajuda odontológica trouxe muitos problemas para a população brasileira, fazendo com que o Ministério da Saúde se mobilizasse em 2003 criando a Política Nacional de Saúde Bucal conhecida como Programa Brasil Sorridente. Neste programa, uma série de medidas foram criadas para prevenir e recuperar a saúde bucal dos brasileiros, trazendo mais qualidade de vida à população.
Conheça os problemas bucais mais comuns no Brasil, mas que podem ser resolvidos com um acompanhamento odontológico regular.
A cárie é uma doença crônica que afeta os dentes, sendo causada pela ação de bactérias que se encontram naturalmente na boca. Essas bactérias formam uma placa bacteriana aderida aos dentes e produzem ácidos que atacam o esmalte dentário.
Com o tempo, a cárie pode progredir, afetando as camadas mais internas do dente, como a dentina e a polpa, e pode causar dor, sensibilidade, infecção e até mesmo a perda do dente.
O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema comum que afeta muitas pessoas. Em geral, este problema tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada; gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabete, problemas com o fígado e rins.
O tratamento do mau hálito depende da causa. Geralmente, é recomendado manter uma boa higiene bucal, beber água suficiente para evitar a boca seca, evitar alimentos que causam o mau hálito e procurar sempre ajuda odontológica para investigar a causa e tratar o problema de uma forma mais assertiva.
É uma inflamação da gengiva e causada principalmente pela placa bacteriana e por restos de alimentos que se acumulam nos dentes e gengivas.
Geralmente, os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, sangramento e sensibilidade nas gengivas. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para periodontite, que é uma forma mais grave de doença gengival que pode levar à perda de dentes.
É extremamente importante agendar uma consulta com o seu dentista para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento quanto antes. O dentista pode recomendar uma limpeza profissional para remover a placa bacteriana e o tártaro. E, em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, como enxaguantes bucais, antibacterianos ou géis com antibióticos.
Portanto, seja para prevenção ou para o tratamento, é necessário consultar o seu dentista regularmente. Na Integrare, temos especialistas altamente preparados para atender às suas necessidades da melhor maneira possível, oferecendo soluções específicas para o seu caso.
Não sofra mais com problemas bucais, agende agora mesmo a sua consulta odontológica na Integrare!