A endodontia, ou o tratamento de canal, é um procedimento através do qual a polpa é removida de um dente afetado e as canalizações danificadas são seladas. A polpa encontra-se no interior do dente e é composta por vasos sanguíneos e nervos . Veja dúvidas mais frequentes dos pacientes:
O QUE É ENDODONTIA?
A endodontia – tratamento de canal se resume numa completa eliminação do tecido pulpar (nervo) de dentro do canal radicular e posterior obturação. Ele pode ainda ser realizado em casos de traumatismos dentais, infecções ou por necessidades restauradoras. Tudo isso é feito rapidamente e sem dor e pode ser realizado em apenas uma consulta. O tratamento endodôntico já foi motivo de muito medo, atualmente, com técnicas modernas, novos aparelhos e tecnologias, ele se tornou uma simples intervenção odontológica.
É VERDADE QUE OS DENTES TRATADOS SÃO FRÁGEIS?
Depende do tamanho da cavidade ou da fratura. Um dente cariado muito provavelmente vai precisar de uma coroa após o tratamento, mas em alguns casos só precisa de um simples preenchimento.
O DENTE ESCURECE APÓS TRATAMENTO DE CANAL?
Se o dente é tratado rapidamente, não. Mas se demora para ser realizado o tratamento, pode ficar escuro e precisar de procedimento de clareamento dental.
APÓS O TRATAMENTO ENDODÔNTICO O DENTE VAI DOER?
Todo tratamento endodôntico (canal) provoca um pequeno desconforto após a sua realização, isto é normal. Este pequeno desconforto deverá passar em poucos dias e um simples analgésico irá resolver o problema. Em alguns casos os pacientes apresentam uma relativa ou grande dor pós operatória (segundo as mais recentes pesquisas, apenas 1 a 3% dos pacientes tratados). Nesse caso o paciente deve contatar imediatamente o dentista.
Gostou da ideia? Então agende sua consulta com um de nossos especialistas aqui mesmo no nosso site em menos de cinco minutos. Clique aqui.